Temperos da Índia: quais são os principais temperos utilizados na culinária indiana?

Atualizado: Out 9

Diversidade de sabores, cores, texturas e aromas não falta na culinária indiana. Do norte ao sul da Índia, a variedade de pratos, receitas, métodos e temperos muda constantemente. Mas ainda assim é possível ver traços que unem todo esse imenso caldeirão gastronômico numa grande orquestra de sabores únicos.


Os temperos são um dos elos da corrente que unem a comida indiana por todo país. Há variações, porém há algumas especiarias que estarão presentes em toda sua viagem pela cozinha da Índia.


Vamos conhecer mais quem são esses temperos?


Cúrcuma


A cúrcuma, ou haldi como é chamada em hindi, é a base de muitos pratos e preparos da gastronomia indiana. Com sua cor amarela e seu aroma terroso, ela dá vida aos curries, biryanis e sabzis.


Por ser um corante natural, ela é usada em alimentos, mas também por muitos séculos, foi utilizada para tingir também tecidos. Além de ser um ótimo tempero para dar uma cor para seu prato, a cúrcuma traz vários benefícios para saúde. Confira aqui nosso artigo sobre os benefícios da cúrcuma.


Coentro


Sabemos que o coentro é uma planta polêmica, há aqueles que amam e os que odeiam este tempero tão inocente. No entanto, aqui falamos não do coentro como planta, mas como semente, no caso, de preferência, moído. E apesar de fazer parte da mesma planta, as sementes possuem um sabor próprio que não remete ao sabor das folhas.


O pó das sementes de coentro é extensamente utilizado nos mais diversos curries indianos, seu sabor cítrico dá o toque essencial aos pratos e junto aos demais temperos ajuda a dar complexidade e impulsionar os sabores.


Cominho


O cominho é o principal aliado do coentro na estruturação do sabor à indiana. Seu sabor mais pungente precisa ser usado com cautela, mas se aplicado com sabedoria pode dar notas únicas aos pratos. Na culinária indiana é normalmente usado em grãos, que são fritos juntos com a cebola, gengibre e alho. Ele está na base da preparação de vários tipos de curry.


Pimenta


Essa não podia ficar de fora! Com estigma de picante, a culinária indiana faz uso frequente da pimenta, seja a verde fresca (usada em conjunto com gengibre e alho) ou a vermelha em pó. A picância não é uma obrigatoriedade, podendo ser substituída por versões menos ardentes como a pimenta preta ou pimentões.


É possível que se você tenha comido algum curry em um restaurante indiano mais tradicional, a picância era sim um elemento de destaque. No entanto, no cotidiano dos indianos (e indianas!) nem sempre a pimenta é aplicada de modo irrestrito. A comida indiana nem sempre precisa ser apimentada, mas sim bem temperada!


Massalas


Masala, no hindi, significa mistura, o que denota a natureza deste tempero que não é apenas um. Os massalas são misturas de diversos temperos, sendo o mais famoso entre eles, o Garam Masala. Cada massala pode ter uma combinação própria para ser utilizado em tipos especifícos de preparos, como o Chaat Masala muito utilizado em tira-gostos, petiscos e até mesmo em saladas de frutas.


A mistura básica de um masala envolve geralmente temperos inteiros que são tostados e moídos juntos, como canela em pau, cardamomo, noz moscada e louro. É comum encontrar nos mercados indianos massalas prontos para o uso em curries variados, como Rajma Masala, Chana Masala e Biryani Masala.


E aí quantos destes temperos você já usa no seu dia a dia? A riqueza da culinária indiana está na sua imensa diversidade e sua história milenar. Estes são apenas alguns dos temperos presentes na cozinha indiana, há muitas especiarias para serem exploradas ainda!

19 visualizações
 

Curry Natural

+55 11 9 5958.3629

©2020 feito por Curry Natural - CNPJ: 29.984.280/0001-00 - Acesse aqui: Termos de Uso e Políticas de Reembolso