Cinco benefícios da cúrcuma para saúde

A cúrcuma é um dos principais temperos utilizados na culinária indiana. O pó da cúrcuma, ou açafrão da terra como também é conhecido no Brasil, é extraído da raiz da Curcuma longa, uma planta originária da Ásia que é parente do gengibre.


Por ser um corante natural, a cúrcuma é utilizada para dar cor a uma variedade de curries, chutneys, biryanis e é usada até mesmo para tingir tecidos!


Os benefícios da cúrcuma são inúmeros, entre eles a prevenção de doenças como câncer e problemas cardiovasculares. Suas propriedades tem se tornado alvo de investigações científicas para saber como este tempero pode nos ajuda a tratar doenças e melhorar nossa qualidade de vida.


Uma dica para aqueles que buscam manter uma dieta antiinflamatória é utilizar cúrcuma na preparação de pratos e bebidas.


Estudos realizados com este tempero apontam seu alto potencial antiinflamatório no tratamento de doenças cardiovasculares e do sistema digestivo, além de ter se mostrado eficaz no tratamento de sintomas relacionados a processos inflamatórios do organismo.


Um bom modo de inserir este tempero na alimentação é colocando uma colher de sopa no preparo de arroz, sopas e molhos ou diluindo-o em pequenas quantidades em sucos e chás.


Confira abaixo seis benefícios da cúrcuma que já são estudados pela ciência.


Ação Antiinflamatória


Um dos principais efeitos mais apontados por estudos científicos é seu poder antiinflamatório. A curcumina, composto que dá à cúrcuma sua coloração amarela , é responsável pelo efeito antiinflamatório desta especiaria. Na dosagem correta, a cúrcuma se mostrou tão eficaz quanto outros fármacos como ibuprofeno e aspirina.


Como a inflamação crônica é um fator chave em doenças como artrite e pancreatite, estudos buscam entender o potencial efeito da cúrcuma no tratamento destas doenças.



Prevenção ao cancêr


Como a inflamação está ligada ao desenvolvimento de tumores, agentes antiinflamatórios como a cúrcuma podem ter uma ação positiva no tratamento e na prevenção de alguns tipos de câncer, como de cólon, pâncreas, próstata e mama.



Proteção para o coração


Um estudo mostrou que a administração de cúrcuma pode melhorar a função endotelial cardíaca. O teste foi feito comparando a prática de atividade física e o consumo de uma dosagem de cúrcuma e ambas se mostraram eficazes na melhora da função da membrana endotelial, a qual é essencial para diminuir chances de doenças cardíacas.


Controle da diabetes


Um outro estudo demonstrou que a inclusão de curcumina na alimentação de ratos com diabetes tipo 2, durante 45 dias, diminuiu os índices de glicose no sangue e aumentou a produção de insulina pelo pâncreas. Infelizmente, não há ainda estudos que comprovem os mesmos efeitos em seres humanos.


Combate à depressão


Num estudo feito com 60 pacientes com quadros agudos de depressão, a curcumina se mostrou tão eficaz quanto o uso de Prozac. Sua ação sobre uma proteína no cérebro (BNDF) parece promover uma melhora nas funções neurais. Este mesmo efeito é estudado para ajudar pacientes com Alzheimer.



ATENÇÃO: este post não tem o intuito de indicar ou fomentar tratamentos médicos alternativos, servindo apenas como fonte de informação e curiosidade. Caso apresente algum sintoma de doenças mencionadas, indicamos que consulte seu médico ou profissional de saúde.

6 visualizações
 

Curry Natural

+55 11 9 5958.3629

©2020 feito por Curry Natural - CNPJ: 29.984.280/0001-00 - Acesse aqui: Termos de Uso e Políticas de Reembolso