top of page

Comida Indiana: Dez pratos vegetarianos que você tem que conhecer

Atualizado: 8 de out. de 2020

A Índia abriga uma das culturas mais antigas do mundo, repleta de idiossincrasias, com elementos advindos de diferentes regiões e povos. A culinária, como parte desse caldeirão, não poderia ficar de fora.


Lar de mais de 1 bilhão de pessoas, a Índia conta com uma culinária influenciada por diferentes períodos de sua história, indo de práticas religiosas desde a Antiguidade até a colonização britânica. O vegetarianismo, muito presente no cotidiano gastronômico do país, tem suas origens há mais de 2.000 anos no movimento Sramana e nas práticas vegetarianas de não-agressão do Jainismo e do Budismo.


Com uma enorme variedade de grãos, legumes, verduras, iguarias e especiarias à disposição, a cozinha indiana é tão diversa que seria impossível resumi-la em apena em um grupo de pratos. Até falar de uma culinária indiana não é tarefa fácil, já que cada estado e cada região apresenta diferentes gostos, métodos de preparo e preferências no uso de ingredientes.


Preparamos uma lista que resume alguns dos pratos vegetarianos dessa grande cultura gastronômica que é a Índia.


Samosas


Talvez essa seja umas das iguarias indianas mais icônicas que conhecemos deste lado do globo. Os pasteizinhos triangulares, tradicionalmente recheados com batatas, ervilhas, castanhas e especiarias, são fritos e podem servir como entrada ou acompanhamento. Na Índia é comum serem vendidos nas ruas junto de um chai masala.



samosas
Samosa, o pastelzinho indiano!


Chai Masala


Se o samosa é a comida mais icônica, o chai é a bebida mais icônicas. Há séculos, a Índia é uma das maiores produtoras de folhas de chá no mundo, o que acabou contribuindo para a popularização da bebida internacionalmente. Por lá, o método de preparo é ferver o chá preto junto com leite e especiarias como cardamomo, canela, cravo e gengibre e apreciar bem quente, de preferência com um samosa.


Chole Bhature


Outra comidinha de rua super presente no dia a dia do povo indiano, o Chole Bhature consiste num curry de grão de bico (chole) cozido com especiarias e acompanhado de um ou mais pãozinhos fritos (bhature).


Palak Paneer


O paneer, tradicional queijo indiano, se assemelha ao cottage e à ricota e geralmente é cortado em cubos para ser cozido no molho ou assado no tandoor (Paneer Tikka). O Palak Paneer é feito cozinhando os cubos de paneer no molho de espinafre (palak) com temperos, creme e pimenta. Pode ser acompanhado de arroz cozido ou um pão indiano como Chapati ou Naan.





Chapati, Roti, Paratha, Kulcha e Naan


Pão na Índia é coisa séria! Há uma variedades de métodos para fazer pães do tipo flatbread, que ficam achatados e são assados no tandoor ou feitos no tawa (chapa de ferro). Em sua maioria acabam não levando fermento, como o Chapati e o Roti, em outros casos podem levar fermento, iogurte e ghee, no caso do Naan.


Algumas massas podem ser amanteigadas antes de abertas, formando camadas crocantes e folhadas, como é o caso da Paratha. Em outros casos, a massa pode ser recheada antes de ser assada no forno tandoor, como acontece com o Kulcha e suas versões Aloo Kulcha, recheado com batata temperada, ou Pyaz Kulcha, recheado com cebola picada.


Lassi


Com a fama de apimentada, a comida indiana pode intimidar aqueles que se aventuram por suas iguarias, no entanto, o lassi é um bote salva-vidas para os que se acabam na pimenta. Preparado com iogurte batido puro ou com frutas como manga, o lassi tem o poder de refrescar qualquer picância, inclusive em dias quentes de verão.


Vada


Esses bolinhos fritos podem ser feitos com diferentes ingredientes, como batata (Batata Vada), lentilhas (Masala Vada) ou dal (Medu Vada), são uma iguaria encontradas principalmente no sul da Índia e costumam ser servidos com chutney de coco. Por lá, os vadas geralmente são apreciados no café da manhã, compondo até sanduíches como o Vada Pav.


Dal Fry


Dal de lentilhas é puro comfort food, simples, com temperos na medida e uma ótima opção para ser apreciada com arroz cozido ou um chapati. É o arroz e feijão do lar indiano!





Rajma Chawal


Por falar em arroz e feijão, a Índia também tem sua versão do arroz e feijão, só que um pouco mais puxado nas especiarias locais. Enquanto por aqui nas terras brazucas, o arroz e feijão é acompanhamento (cadê a mistura, gente?), na Índia, esse prato se basta para uma refeição completa!


Gulab Jamun


Claro que não poderia faltar uma sobremesa nesta lista! O gulab jamun é um dos docinhos mais famosos da cozinha indiana, preparado com leite em pó, farinha e castanhas, e então frito e depois mergulhado num xarope açúcarado com cardamomos. Uma delícia que pode ser encontrada nas vendinhas de rua pela Índia ou até em restaurantes indianos no Brasil.

7.666 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page